terça-feira, 18 de outubro de 2011

Os cuidados na formatação de texto

“Chegamos assim à hora da verdade sendo necessário tomar medidas de fundo que assegurem uma consolidação sustentada das finanças públicas.”
in Relatório OE2012 



Não me perguntem porquê, mas assim como quem não tem nada melhor para fazer, fui dar uma vista de olhos ao relatório do Orçamento de Estado para 2012. Li o que li na diagonal, não é uma leitura muito apelativa(passe o eufemismo). Chamou-me no entanto a atenção o detalhe (passe outro eufemismo) acima. A hora da verdade como sendo a única expressão no documento inteiro a negrito sublinhado. (Sim, que não tendo lido o documento completo, scrollei-o todo. (Hei-de ler aos poucos, naquelas meias-horas.))

Passe o tom determinado a arranhar o pré-apocalíptico e fiquei sem saber muito bem o que significava aquilo. Será que até agora tem sido tudo mentira? ou mais estranho ainda, que a partir de agora será diferente? Ainda passeei o rato pelas palavras em questão na esperança de um link que me explicasse o que era afinal a hora da verdade. É que estes conceitos vagos estão um bocadinho fora do meu alcance rude de portuguesa do interior. O tempo é aquela coisa que se diz que é psicológica (as coisas psicológicas são sempre muito complicadas), e neste caso, a hora parecerá a todos muitos anos, suspeito. Quanto à verdade, pior ainda, ninguém sabe muito bem o que significa, e há até quem diga que cada um tem a sua. Ainda assim, é possível que descanse as pessoas, mesmo que não se saiba muito bem o que é, diz-se dela que é boa.


Para terminar, devo elogiar o cuidado. A verdade, num documento de estado, não fosse ela sublinhada e a negrito, passaria certamente despercebida.

p.s.: Ao contrário do relatório em causa, este texto é redigido ao desabrigo do novo acordo ortográfico.

Sem comentários:

Enviar um comentário